Deve estar pensando na laranja, não é mesmo? Mas ela não é a fruta que tem a maior concentração de Vitamina C. A resposta certa é a acerola. Para se ter uma ideia, em 100 g da parte comestível da fruta encontra-se até 80 vezes mais vitamina C que nas mesmas 100 g de laranja. Ainda dentro das estatísticas, a acerola possui 100 vezes mais vitamina C do que o limão, 20 vezes mais do que a goiaba e 10 vezes mais do que o caju ou a amora.

Além disso, também possui flavonoides, vitaminas A, B1 e B6 ela também apresenta minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio. A fruta é recomendada para o aumento da imunidade, auxiliando no combate à gripe, resfriados, tuberculoses pulmonares, diabetes, disfunções do fígado, cicatrizações difíceis e disenterias.

Vale ressaltar que quanto mais verde for a fruta, mais vitamina C oferecerá, logo uma fruta verde escura apresentará 90% mais de vitamina C e 50% menos de açúcares. Ainda, se compararmos a acerola e a laranja, descobriremos algo interessante. A acerola possui mais vitamina A do que a laranja. Esta vitamina é responsável por prevenir doenças como a cegueira noturna.

Dra. Juliana Lobato
Médica – CRM-MT 6918
RQE 3649

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.