Temptation bundling não é nenhuma técnica milagrosa, e sim, um estudo realizado por pesquisadores da Wharton School da Universidade da Pensilvânia. O método surgiu quando Katherine Milkman, percebeu que precisava de uma motivação a mais para frequentar a academia. Foi então que ela decidiu usar o seu passatempo preferido, ouvir audiolivros, apenas durante os seus treinos.

Como resposta à tentativa, Katherine passou a se exercitar cinco vezes por semana. Com um resultado tão satisfatório, ela decidiu testar se o método também poderia funcionar em outras pessoas. Sendo assim, foram convidados 230 alunos voluntários que tinham as mesmas dificuldades de seguir com os seus treinamentos, assim com Katherine Milkman. Eles foram divididos em três grupos.

O primeiro grupo recebeu audiolivros para ouvir durante os treinos, porém eles somente poderiam ouvi-los quando estivessem na academia. O material com o áudio também foi dado ao segundo grupo, mas eles teriam a liberdade de escolher, pois neste caso, apenas foi recomendado que ouvissem o audiolivro durante o treino.

O terceiro grupo não recebeu o audiolivro. Para eles seria dado um atestado de presença nos dias em quem fossem à academia.

Sete semanas depois, Katherine descobriu que os alunos que tiveram o melhor desempenho pertenciam ao grupo 1, sendo 29% melhor que o grupo 2 e 51% melhor que o grupo 3.

Para Katherine, o estudo mostra que o simples ato de agregar exercícios a algo que você gosta, como ouvir um audiolivro, por exemplo, pode aumentar a força de vontade dos participantes para seguir um regime de treino. Apesar da tática de usar audiolivros como isca ter dado certo, você pode substituí-los se quiser. O experimento de Katherine pode ser aplicado nas mais variadas situações, desde que você siga dois passos simples, veja:

Por mais que você começou o ano cheio de energia, o grande desafio é manter a motivação durante o resto do ano. O método Temptation bundling, pode ser seu grande aliado basta começar e não desistir.

Paulo Salustiano – Médico

CRM-MT 4110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.