De que substâncias naturais tem influência direta em nossa saúde já sabemos. Mas tem ficado cada vez mais comprovado que podem até curar doenças. A própolis orgânica brasileira, por exemplo, possui propriedades químicas com potencial farmacológico para várias doenças, já que apresenta substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e até anticancerígena. A afirmação foi feita após um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP).

Isso ficou comprovado considerando que a própolis utilizada na pesquisa foi obtida em áreas de preservação permanente e zonas de reflorestamento, o que garantiu que a própolis estivesse livre de agrotóxicos, poluidores, metais pesados, fertilizantes e pesticidas, conforme avaliação de certificadoras nacionais e internacionais.

A ingestão de substâncias químicas que, quando presentes em excesso no organismo, causam diversos problemas às células humanas, resultando no desenvolvimento de várias doenças como as neurodegenerativas, cânceres, anemia, isquemia, além de oxidação do LDL-colesterol (o mau colesterol).

Além da pureza que tem influência direta na saúde, a pesquisa demonstrou o poder da própolis para tratar outros problemas: sua ação antibacteriana e por esse motivo ela é classificada como um poderoso antibiótico natural. Sua grande vantagem em relação aos antibióticos comuns é que a própolis, ao contrário dos antibióticos comuns, só destrói as bactérias prejudiciais à saúde, preservando as outras, como, por exemplo, as bactérias da flora intestinal.

A própolis tem uma ação efetiva contra bactérias como a H. pylori, Salmonella, além de combater fungos como a Candida albicans e vírus como o do herpes e da gripe, sendo por isso muito utilizada nas épocas frias e também contra doenças respiratórias. A própolis, além de fortalecer o sistema imunológico, ainda combate os radicais livres, compostos agressivos que prejudicam o nosso organismo.

Por conter uma grande quantidade de flavonoides, a própolis é um excelente anti-inflamatório e por isso pode ser utilizada para tratar e prevenir infecções como bronquite, resfr??do comum, infecções ur?nár??s, infecções intestinais, inchaços e úlceras gástricas. Seu uso tópico garante a rápida cicatrização de feridas e queimaduras.

Paulo Salustiano

CRM-MT 4110