Quando nosso organismo é acometido por alguma doença auto-imune, o sistema imunológico deixa de reconhecer o próprio corpo e, em vez de combater apenas inimigos, como vírus e bactérias, passa a atacar células ou tecidos saudáveis do organismo. E é por isso que essas doenças são tão assustadoras.
É isso que acontece quando uma pessoa é celíaca (tem intolerância a glúten) consome essa substância. O glúten desencadeia uma reação autoimune que ataca o próprio intestino, incapaz de absorver a substância. Nos últimos anos, descobriu-se também que um terceiro elemento-chave está na gênese das doenças autoimunes: a perda da função de barreira do intestino, que acaba permitindo a entrada de substâncias nocivas no organismo.
Mesmo com poucos estudos sobre esse assunto que é relativamente novo, experiências tem mostrado que pacientes com doença autoimune, além dos celíacos, podem se beneficiar de uma alimentação isenta de glúten. Isso porque as doenças acabam se associando e estudos mostram que pessoas com esclerose, diabetes, psoríase e outras também tem doença celíaca. Sendo assim, há bons resultados a eliminação do glúten da alimentação.
Dra. Juliana Lobato
Médica CRM-MT 6918