Quando estamos agitados e ansiosos nos dá vontade de ingerir doces, não é mesmo? Essa sensação é ainda mais comum nas mulheres. Mas você sabe o porquê isso acontece? A ingestão de doces geralmente é para compensar algum problema emocional ou melhorar o humor.
Tem uma explicação simples e fácil de entender. A serotonina desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas. A serotonina é responsável por melhorar o humor e a desregulação de suas taxas no organismo tem sido relacionada a aumento do desejo de ingerir doces e carboidratos.
Com taxas normais de serotonina, a pessoa atinge mais facilmente a saciedade e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares. Mas para isso, é preciso diagnosticar e tratar as causas da ansiedade para que as taxas da serotonina não fiquem desreguladas. Procure a indicação de um médico de como fazer esse tratamento!
Dra. Juliana Lobato
CRM-MT 6918