Continuando a nossa série sobre Lactose essa é uma pregunta recorrente que recebo e não, a intolerância à lactose não é mesma coisa que alergia ao leite. As alergias estão relacionadas com as proteínas do leite de vaca e não com o sistema digestivo, como ocorre com a intolerância à lactose. Mesmo com essas diferenças, muitas pessoas ainda confundem as duas condições.
Os sintomas da intolerância alimentar são muito semelhantes a outros distúrbios digestivos, fato que contribui muitas vezes para um diagnóstico equivocado sobre a verdadeira presença de intolerância à lactose. A presença e a intensidade dos sintomas dependem de muitos fatores, incluindo a quantidade de lactose consumida, tempo do trânsito intestinal, idade e origem genética do indivíduo.
Se você tem algum desses sintomas todas às vezes que consome algum tipo de lácteo, você pode ter intolerância à lactose. Pela ordem de prevalência: Dor abdominal (100%), Distensão intestinal (100%), Ruídos estomacais (100%), Flatulência (100%), Náusea (78%), Vômitos (78%), Diarreia (70%) e Constipação (30%). Mas para ter certeza do diagnóstico, procure um médico.