Por incrível que pareça, os últimos relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que doenças que podem ser prevenidas são as que mais estão matando em todo o mundo.

Estão na lista doenças cardiovasculares, como derrame, infarto, infecções respiratórias, cânceres das vias respiratórias, doenças recorrentes da obesidade e etc.

Para se ter uma ideia, O uso do tabaco é a principal causa de muitas doenças mortais do mundo – incluindo a doença cardiovascular, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. O consumo de tabaco é responsável pela morte de cerca de 1 em cada 10 adultos no mundo inteiro.

É por isso que diariamente luto pela prevenção e por um estilo de vida saudável. E então preparei algumas dicas para você identificar o que é preciso fazer para conquistar uma vida longa e saudável.

  1. Você se alimenta corretamente: O que você coloca na sua boca diariamente pode afetar mais a sua vida do que você imagina. Vários alimentos têm sido associados à uma vida mais longa, incluindo alimentos como ômega-3, ácidos graxos e antioxidantes.
  1. Você se exercita: Não há falta de estudos que mostram que o exercício reduz problemas de saúde e levam à longevidade. A chave para o sucesso de qualquer tipo de exercício está no equilíbrio e na busca pela superação sempre.
  1. Você dorme: Talvez igualmente benéfico e mais divertido do que os exercícios é o sono. Ter 8 horas de sono por noite pode evitar doenças graves e levar a uma vida mais longa e saudável.
  2. Você sabe como gerir o estresse: O estresse é muito prejudicial para a saúde de uma pessoa. Para profissionais ocupados, é importante encontrar maneiras de lidar com o estresse, seja por meio de atividades como a meditação, ou através de fazer o que você gosta. Comece devagar, faça pequenas mudanças em sua vida e você provavelmente vai descobrir que comportamentos mais saudáveis são mais fáceis do que você imaginava.
  1. Você tem filhos: Você acha que seus filhos estão tomando tempo de sua vida? Pare de se preocupar. Estudos descobriram que os pais têm menos probabilidade de morrer de doenças cardíacas do que os homens sem filhos. Para as mães, a chave da vida longa pode estar no número de filhos que têm. Um estudo descobriu que não apenas as mães vivem mais do que as mulheres sem filhos, mas quanto mais filhos têm, maior a expectativa de vida.

 

Paulo Salustiano

Médico – CRM-MT 4110

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.