Se você deseja diminuir a gordura corporal, você precisa conhecer o treinamento intervalado de alta intensidade, conhecido como HIIT. Esta é uma modalidade de treino com métodos que consistem em esforços de alta intensidade e curta duração, intercalados com intervalos de descanso para recuperação, mas que queimam um número muito maior de gordura.
Embora tenha se popularizado apenas nos últimos anos, o HIIT existe há mais de um século.
Visto como uma das modalidades esportivas mais eficientes, o treinamento de alta intensidade visa aniquilar a gordura corporal sem que a pessoas precise fazer uma grande quantidade de exercícios e ainda descansar enquanto pratica a atividade. Em contra ponto, há modelos tradicionais que tomam muito mais horas do praticante.
Qualquer pessoa pode praticar o HIIT?
É muito importante que antes de iniciar os treinos de HIT você tenha em mente que esta é uma modalidade que exige um esforço físico muito grande, portanto há algumas restrições para a sua prática, tais como:
- Possuir um bom preparo físico – se você é uma pessoa sedentária, não é aconselhável iniciar uma atividade física a partir do HIIT;
- O Treino dever ser feito com supervisão de um profissional, além do acompanhamento ele irá montar o treino de acordo com as necessidades e limites do seu corpo;
- Pessoas com problemas cardíacos não podem praticar o HIIT;
- Pessoas acima de 55 anos devem ter autorização médica;
- Tempo de duração do treino: Normalmente não há um tempo máximo ou mínimo estipulado, existem métodos de treinos de 4 minutos até os que podem chegar a 30 minutos. Porém, o tempo não pode ser o único parâmetro, afinal eles são executados por meio de séries intercaladas de pequenos intervalos, sendo que no final de tudo, o tempo que se passa efetivamente fazendo exercícios é muito curto.
Principais métodos de treino HIIT
Método Tabata: Um dos métodos mais conhecidos é o do pesquisador japonês Izumi Tabata, que consiste em um volume dentre 7 e 8 séries, de exercícios aeróbicos que podem ser caminhada, bicicleta e qualquer outro do gênero.
Cada série consiste em 20 segundos de intensidade elevada a 170% do Vol. 2 máximo (O VO2 Máximo equivale ao consumo máximo de oxigênio. Pode ser caracterizado como um fator capaz de determinar a capacidade e preparo de um atleta para sustentar alguns exercícios e atividades aeróbicas. O termo se refere à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante os exercícios de alta intensidade). No final de cada série deve ser feito um descanso ativo de 10 segundos. A hora do descanso não significa que você deve parar, mas sim reduzir o ritmo.
Somando as 8 séries, por exemplo, do método com duração de 30 segundos cada, ao final você verá que o treino completo tem duração de 4 minutos. Quanto mais intenso for o estímulo, maior deverá ser o descanso para o corpo, para que ele possa se recuperar e receber outro estímulo.
Método Gibala: Este método foi criado pelo pesquisador Canadense Martin Gibala, que se inicia com 3 minutos de aquecimento e segue com 8 a 12 séries de 60 segundos de exercício de alta intensidade, seguido de 75 segundos de descanso. Este método foi desenvolvido como uma opção mais voltada para pessoas sedentárias, que não praticam atividade física a mais de um ano.
Dr. Paulo Salustiano
Médico – CRM-MT-4110